Trajetória

  • Home
  • /
  • Trajetória

1998 - O ENCONTRO DE ALEXANDRE SILVEIRA COM SUA VOCAÇÃO: A SEGURANÇA PÚBLICA

O desejo de servir o público levou Silveira à Polícia como maneira de contribuir de forma efetiva com o povo mineiro, justamente na área que, em 1997, ele já enxergava como um dos problemas mais graves do Estado e do País. Após ser aprovado no concurso, foi designado Delegado da Polícia Civil no município de Antônio Dias. Casou-se e tem dois filhos.

O Delegado Alexandre Silveira atuou em diferentes frentes de combate à criminalidade. Foi Delegado de Combate ao Tráfico de Drogas, Furtos e Roubos, Furto de Veículos, supervisor da área administrativa do trânsito – CIRETRAN e de Identificação da 1ª DRSP-MG. Foi um dos fundadores da Delegacia de Crimes Contra a Mulher de Ipatinga, uma das primeiras do interior de Minas.


VISÃO INOVADORA E OUSADIA NA GESTÃO DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

Convocado pelo vice-presidente da República, José Alencar, Alexandre Silveira assumiu, em 2003, o cargo de Coordenador Geral da 6ª Unidade de Infraestrutura Terrestre do DNIT, oportunidade esta que, ao demonstrar tamanho empenho e eficiência, abriu portas que proporcionou o convite para a diretoria geral da maior autarquia do país. Em 2004, assumiu, então, a Diretoria Geral do DNIT.

Trouxe inovações e melhoria na otimização da aplicação nas obras de infraestrutura nos diversos rincões do país.

Reconhecida pela Controladoria Geral da União e pelo Tribunal de Contas da União, além da transparência, a gestão Alexandre Silveira trouxe inovações na realização das obras de infraestrutura.

PARCERIA COM O EXÉRCITO BRASILEIRO: REDUÇÃO DE CUSTOS E GARANTIA DE QUALIDADE NAS OBRAS
O intercâmbio técnico e Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, realizado por Alexandre, conferiu maior eficiência para o planejamento e execução de obras de drenagem, recuperação de estradas, pavimentação, Portos e rodovias.

Além de aumentar a segurança para os motoristas e passageiros, as obras da gestão de Alexandre Silveira contribuíram para ampliar a integração e fomentar o desenvolvimento econômico, a melhoria da qualidade de vida em diferentes regiões de Minas e do Brasil.

VOTAÇÕES EXPRESSIVAS - TRABALHO E REALIZAÇÕES

Alexandre Silveira esteve, por duas vezes, entre os cinco deputados mais votados de Minas Gerais. Em 2006, obteve 147.663 mil votos e, em 2010, teve 199.418 mil votos, a quarta maior votação do Estado.

Na Câmara Federal, o Deputado atuou de forma aguerrida na defesa da indústria nacional, da segurança pública, na saúde, melhorias na infraestrutura e desenvolvimento, na geração de empregos e renda de qualidade.

Durante os dois mandatos Silveira se destacou como membro de comissões parlamentares relevantes. Presidiu a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça; Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, entre outras. Participou das CPI do sistema carcerário e da CPI das escutas telefônicas clandestinas.

Alexandre Silveira trabalhou firme por Minas Gerais, por meio das suas emendas parlamentares garantiu recursos para a compra de viaturas e ônibus para a Polícia Civil, aquisição de equipamentos médicos para os grandes hospitais, aumentando e melhorando a capacidade de atendimento.

SECRETÁRIO DE ESTADO DE GESTÃO METROPOLITANA EM MINAS GERAIS

A competência na gestão pública é uma marca de Alexandre Silveira. Por esse reconhecimento e pelos resultados que construiu por onde passou, ele foi convidado pelo então governador Anastasia para assumir a Secretaria de Estado de Gestão Metropolitana. Abraçou a missão de coordenar e planejar o desenvolvimento e os investimentos públicos da Grande Belo Horizonte e assumiu o desafio de tirar do papel a Agencia Metropolitana do Vale do Aço (AMVA), o que conquistou com êxito.

A sua habilidade para liderar equipes e executar projetos, permitiram a criação de planos detalhados de desenvolvimento urbano e econômico para essas duas estratégicas regiões.

FORTALECIMENTO DA PREVENÇÃO, MELHORIA E AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DO ATENDIMENTO

O bom desempenho como gestor público, comprovado por resultados e realizações concretas, rendeu a Alexandre Silveira o convite para encarar o seu maior desafio, assumindo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Em pouco tempo, concretizou iniciativas de grande importância para a saúde dos mineiros.

Além de importantes investimentos que melhoraram o acesso e levaram mais dignidade ao atendimento do cidadão, Silveira trabalhou com afinco nos na consolidação do Programa Mamógrafo Móvel, que levou a prevenção do câncer de mama para as mulheres por todas as regiões de Minas; e do Programa Ver Minas, que facilitou o acesso de milhares de pessoas a exames, consultas e cirurgias oftalmológicas. O investimento nos atendimentos de urgência e emergência e ampliação do SAMU também foram marcos da sua gestão na saúde.

Início da carreira como Delegado de Polícia no Leste de Minas

Silveira fez carreira de Delegado de Polícia e sempre atuou em políticas de segurança pública

Silveira vai com a esposa e dois filhos pequenos para o Leste mineiro trabalhar pela segurança

À frente do Dnit realizou várias obras importantes, destacando-se o Anel Rodoviário de Ipatinga

Batalhão de engenharia do Exército trabalhando na recuperacão asfáltica, em Coronel Fabriciano

Dia de Trabalho no Ministério dos Transportes enquanto diretor do DNIT, entre os anos de 2004 e 2005

Enquanto diretor do Dnit, contratou, em 2004, o projeto de viabilidade técnica para obras da BR 381

Obras de construção da Ponte da Amizade, que liga Timóteo à Coronel Fabriciano

Sabatina no Senado Federal para assumir a Direção do Dnit, em 2004

Em 2003, Silveira foi convidado pelo vice-presidente, José Alencar, a ocupar o cargo na (Unit)

Foi deputado federal por dois mandatos: 2006 - 147.663 mil votos e 2010 - quase 200 mil votos

Alexandre Silveira em reunião na Secretaria de Gestão Metropolitana: Projeto Origem e Destino

Durante sua gestão na Segem, Silveira criou o PDDI do Vale do Aço e a Agência Metropolitana

Silveira e Anastasia em evento de lançamento da Consulta Pública da PPP de resíduos sólidos

Posse como secretário de Estado de saúde em, 2012

Silveira e Anastasia no Vale do Aço para anúncio de recursos para a área da saúde

Silveira e Anchieta Poggiali, então superintendente de saúde do Vale do Aço

Solenidade, em Ipatinga, para liberação de recursos para hospitais do Vale do Aço

Visita as obras de construção de UTI NeoNatal do Hospital Vital Brazil