Codevasf doa 10 caminhões pipa e máquina de furar poços artesianos para municípios do Vale do Mucuri

Codevasf doa 10 caminhões pipa e máquina de furar poços artesianos para municípios do Vale do Mucuri

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai doar dez caminhões pipa para a Associação dos Municípios do Vale do Mucuri (AMUC), bem como uma máquina para perfurar poços artesianos nos 27 municípios da região. Os benefícios foram anunciados hoje (24-09), em Carlos Chagas, pelo diretor da presidência do Senado, Alexandre Silveira, e pelo superintendente da Codevasf, Marco Antônio Câmara, durante evento organizado pela AMUC para discutir desenvolvimento econômico e social do Mucuri e Jequitinhonha. Mais de 50 prefeitos da região, além de deputados federais e estaduais e o senador Carlos Viana participaram da reunião.

De acordo com o presidente da AMUC, Héber Gomes Neiva, que é prefeito de Caraí, a associação tem hoje apenas dois caminhões pipa para atender as comunidades carentes de toda a região do Mucuri, que vive uma das suas piores secas dos últimos anos. “Água representa dignidade humana”, comemorou o prefeito Héber Gomes, que é médico. Segundo ele, com apenas dois caminhões a associação não consegue atender a demanda de todas as comunidades carentes dos municípios.

A escassez de água foi pontuada por todos os prefeitos que se manifestaram no evento, bem como a gratidão ao Alexandre Silveira pelo trabalho e empenho na conquista dos caminhões pipa e da máquina de perfurar poços artesianos. Emocionado, o prefeito de Carlos Chagas, José Amadeu Nanayoski Tavares, agradeceu pelo apoio de Alexandre Silveira pelos maquinários junto à Codevasf que “farão toda diferença na qualidade de vida das pessoas que vivem nesses 27 municípios”. Ele também assinalou a importância da união das lideranças dos vales para defender os interesses da região, como ficou evidenciado no encontro de hoje.

Na solenidade em Carlos Chagas, Alexandre Silveira também se comprometeu a trabalhar junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e à Codevasf, em Brasília, para que seja instalado um escritório da companhia na região dos Vales. Um escritório local é considerado fundamental para que os técnicos da companhia conheçam de perto a realidade dos vales, região que é considerada uma das mais carentes do Estado.
Silveira também informou aos prefeitos e lideranças presentes no encontro em Carlos Chagas que o Ministério da Infraestrutura está preparando o edital para transferir à iniciativa privada a BR 116. A recuperação dessa rodovia é considerada fundamental para o desenvolvimento dos vales.

Depois de lembrar que o Congresso Nacional, sob a presidência do senador Rodrigo Pacheco, tornou-se uma extensão dos municípios mineiros, Alexandre Silveira ressaltou a importância da boa política para transformar a realidade das regiões mais carentes. “A política é a única porta de entrada para melhorar, efetivamente, a vida das pessoas”, assinalou do diretor da presidência do Senado, que na solenidade também representou o senador Rodrigo Pacheco.

O senador Carlos Viana também reforçou a importância de eventos como o organizado pela AMUC, que promovem a união de prefeitos mostrando sua força e determinação de lutar por uma vida melhor para a população. Ele também destacou o trabalho desenvolvido pelo Alexandre Silveira de aproximar os gestores municipais do Congresso Nacional, atendendo todos os prefeitos e agora visitando as regiões de Minas em busca de soluções para as demandas regionais.

Presente ao encontro, o chefe do escritório da Codevasf em Minas, Marco Antônio Câmara explicou para os prefeitos presentes o trabalho que passou a ser desenvolvido no Jequitinhonha e Mucuri e os programas e ações a que eles podem recorrer. A companhia só começou a atuar nos vales a partir de janeiro, quando a área de abrangência da Codevasf foi ampliada. Câmara também anunciou que vai ser iniciado em breve um programa de recuperação e proteção das bacias hidrográficas do Jequitinhonha e Mucuri.